UEE Livre lança petição online pela liberação do passe livre estudantil na região metropolitana

A União Estadual dos Estudantes Livre do Rio Grande do Sul – UEE Dr. Juca, lançou neste dia quatro de janeiro, em sua página no Facebook, uma petição online com o objetivo de modificar a regulamentação da lei estadual que rege o passe livre estudantil no que se refere à emissão do documento. A mobilização iniciou a partir do impasse causado pelo fechamento da sede da UEE-RS, entidade que, segundo o decreto que regulamenta a lei do passe livre, pode fazer o pedido de emissão desse benefício à Metroplan.

A lei estadual 14.307/2013, a partir de um decreto do governador do Rio Grande do Sul em 2015, estabelece que a única entidade estudantil universitária que tem permissão para executar os pedidos relacionados ao passe livre intermunicipal à Metroplan é a UEE-RS. A entidade em questão, porém, vem sofrendo com vários casos de corrupção desde o ano passado, que envolvem sua diretoria, casos esses já noticiados pela imprensa; além disso, existem também processos na justiça que questionam a legitimidade do seu último Congresso, instância onde sua diretoria é eleita: esse conjunto de fatores fez com que a entidade tivesse, por fim, todas as suas atividades suspensas por tempo indeterminado.

Tendo em vista estes acontecimentos, no dia três de janeiro, a Metroplan divulgou em seu site oficial uma nota informando que “está trabalhando na tentativa de buscar uma solução para garantir que os alunos não sejam prejudicados no início das aulas.”. Já a UEE Livre, em nota pública divulgada na mesma semana, afirma que “está à disposição de todos os estudantes do Rio Grande do Sul para solucionar os problemas deixados pela UEE/RS” e reivindica ao Governo do Estado a liberação da emissão do passe livre. Confira a nota pública da UEE Livre na íntegra:

NOTA PÚBLICA: O MOVIMENTO ESTUDANTIL GAÚCHO NÃO ESTÁ NA UEE/RS

União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul – UEE Livre foi fundada em 2009 a partir da necessidade de reconectar o movimento estudantil gaúcho com a sua história de resistência e defesa dos interesses estudantis, visto que a UEERS, antiga entidade de representação dos universitários do estado, perdeu esse caráter na medida em que sufocou sua democracia e foi tomada por grupos que até hoje deturpam a sua finalidade, prejudicando milhares de estudantes e confundindo a sociedade gaúcha. Em síntese, a UEERS deixou de ser uma instância de organização dos estudantes, perdendo assim também sua capacidade de representação, limitando-se a uma empresa de emissão de carteiras. Dentro da UEE/RS não há qualquer espaço para pensamento divergente, nem nas decisões da entidade e menos ainda na eleição de sua diretoria. Por isso, a UEE Livre é reconhecida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) como a legítima entidade de representação dos universitários em nosso estado e é onde o movimento estudantil gaúcho verdadeiramente se concentra e trava suas lutas.

Ao longo de 2017, não nos surpreendemos com as denúncias de corrupção veiculadas pela imprensa, que revelaram o desvio de dinheiro dos estudantes por parte da diretoria da UEERS para uso pessoal. Algo que é denunciado por nós desde a nossa fundação e também por demais setores do movimento estudantil gaúcho.

Agora os estudantes gaúchos têm o seu direito ao passe livre intermunicipal afetado e muitos sofrem com a angústia de ver inviabilizado o seu transporte à universidade, mais uma vez tudo isso fruto das disputas entre grupos que até hoje se enfrentam pelo domínio da UEERS.

Reafirmamos que o fortalecimento da UEE Livre é fundamental para a existência de um movimento estudantil representativo, plural, democrático e transparente. Nos colocamos a disposição de todos os estudantes do Rio Grande do Sul para solucionar os problemas deixados pela UEE/RS e seguiremos na luta para que o Governo do Estado libere a emissão do passe livre através das entidades estudantis que de fato possam prestar o serviço e tem representatividade entre os estudantes gaúchos.

_____________

Clique aqui para assinar a petição online da UEE Livre pela liberação da emissão do passe livre estudantil intermunicipal na região metropolitana.

_____________

Clique aqui para conferir a nota da Metroplan na íntegra sobre a situação atual do passe livre estudantil intermunicipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *